Hipopressivos (LOW PRESS FITNESS)

Marcar consulta

É uma técnica respiratória a ser utilizada em contexto clínico. É usada para ajudar mulheres no pós-parto a prevenir/recuperar de uma disfunção do pavimento pélvico (incontinência, prolapso genital).

A técnica hipopressiva é composta por exercícios respiratórios e de alongamento postural (Rial & Pinsach, 2014) que se executam durante um certo período de tempo, em diferentes posturas, mantidas em isometria ou contração excêntrica (Sáez et al., 2016). O protocolo respiratório do exercício hipopressivo consiste em aguentar a respiração de forma voluntária após ter expirado completamente o volume pulmonar corrente. Realizam-se três intervalos de descanso entre cada apneia, baseados em respirações costais profundas e lentas. Durante a fase de apneia expiratória contrai-se simultaneamente a musculatura inspiratória, de modo a elevar a caixa torácica e produzir um vazio, o vacuum.

Esta é uma técnica que pode ser aplicada em diversos contextos para contribuir no tratamento/prevenção de diversos problemas relacionados com uma fraca musculatura do pavimento pélvico (e.g. Incontinência urinária, prolapso genital, disfunção sexual, dor de costas) através do fortalecimento desta musculatura; a diminuição do perímetro abdominal e melhorias no sistema cardiovascular.