A Indução Miofascial é um conceito de tratamento da disfunção miofascial, tridimensional, que atua em diferentes níveis de movimentos em todo o sistema fascial procurando eliminar as suas restrições e equilibrar a sua alterada função corporal.
Este tratamento tem como principal objetivo um rápido e completo restabelecimento da homeostasia corporal, e pode definir-se como uma combinação de pressões ligeiras mantidas, de posicionamentos específicos e estiramentos muito suaves.
A fascia corporal é uma forma de tecido conjuntivo constituída por uma rede ininterrupta que envolve todas as estruturas somáticas e viscerais, permitindo mantê-las na sua correta posição e funcionamento. Este tecido de sustentação formado por fibras conjuntivas, elásticas e células, forma o tecido mais extenso do organismo. Cada músculo, cada fibra muscular e cada feixe estão também rodeados pela fascia, que fornece suporte, participa no movimento corporal e determina a forma dos componentes orgânicos.
A terapia de Indução Miofascial abarca um amplo campo de aplicações clínicas, de onde se destacam pela efetividade os tratamento de: