Fisioterapia na Saúde da Mulher

A Organização Mundial de Saúde define a Saúde da Mulher como não sendo “meramente a ausência de doença, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. O Fisioterapeuta, integrado em equipas multidisciplinares, desempenha um papel essencial na prevenção e tratamento condições que não sendo exclusivas da mulher a afetam de forma particular, em momentos chaves da sua vida como a Gravidez, o Pós-Parto e a Menopausa.

Psicologia

Psicologia é uma especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados.

Psicólogos exploram conceitos como perceção, cognição, atenção, emoção, Inteligência, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas.

É aqui que se acompanham situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva (depressão, ansiedade, stress pós-traumático, pânico, luto).

A Psicologia Clínica é, portanto, uma especialidade multidisciplinar que se integra com todas as outras, envolvendo todos os aspetos de cada doente e, por isso, permitindo melhores resultados terapêuticos.

Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspetos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças (exclusivas ou não) da criança e adolescente.

Terapia de fala

O Terapeuta da Fala é o profissional a quem compete a prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas ao nível da fala e da linguagem mas também relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiratória, deglutição e voz.

De facto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal e, nesse sentido, a intervenção da terapia da fala, para ser bem-sucedida, tem de abordar todas essas componentes da comunicação.

O papel da terapia da fala aplica-se no campo da linguagem, tratando situações de afasia (perturbação da linguagem resultante de lesão neurológica), atrasos no desenvolvimento da linguagem, perturbações específicas da linguagem falada e escrita, e no campo da fluência/voz, intervindo nas perturbações articulatórias (substituições, omissões ou outros erros no discurso das crianças), na disartria (perturbação da fala resultante de lesão neurológica), na apraxia (dificuldade em executar movimentos neuromusculares necessários à produção da fala), na difluência (gaguez) e na disfonia (perturbação da qualidade vocal caracterizada por rouquidão, esforço vocal, maus hábitos vocais, má utilização do aparelho vocal).

A terapia da fala é ainda útil na abordagem e tratamento de problemas da deglutição, como a disfagia (dificuldade em engolir líquidos e sólidos).

Podologia

A Podologia é a ciência especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

Os nossos pés são o nosso principal meio de transporte, carregando-nos numa jornada de 128.000 quilómetros ao longo de toda a nossa vida, o equivalente a três vezes a volta ao mundo, contudo são a parte do nosso corpo mais esquecida e negligenciada.

Fisioterapia

A Fisioterapia tem como objetivo manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

A Fisioterapia é prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com a compreensão de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável.

Os Fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Essas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

Análises Clínicas

A IRISMED possui uma parceria com a SYNLAB onde dispõe nas suas instalações um gabinete específico e exclusivo para a colheita de análises.

A SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de laboratório médico a utentes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. A nossa abordagem é multidisciplinar, de forma a providenciar um diagnóstico rápido, eficiente, preciso e de alta qualidade.

Nutrição funcional

A Nutrição Funcional é considerada por muitos como a Nutrição do Século XXI.

Cientificamente fundamentada, engloba os conhecimentos das Ciências da Nutrição e Alimentação e enriquece-os com o reconhecimento de que cada indivíduo é único:

É único no conjunto dos seus genes e na expressão genética que favorece e estimula.

É único na forma como, imunologicamente, tolera ou não tolera os alimentos que habitual e regularmente ingere. Nesta tolerância / intolerância reside, escondido, um fator de modulação da nossa saúde e bem-estar.

É único na inter-relação sinérgica de ritmos biológicos, de trabalho, de lazer, de descanso.